OS ARLEQUINS RECESSIVOS (Ars)

Arlequins Recessivos (Ars) são os periquitos que apresentam a cera da mesma maneira que os lutinos (amarelos), dificultando por isso a identificação do sexo. Os machos com um tom róseo muito discreto e as fêmeas com um tom pálido tendendo a amarronzado quando próximo do período de reprodução.

Oração dos Criadores

Oração dos Criadores


Com certeza dedicado a todo homem e mulher que trata com amor seus animais de estimação.Que homem é esse, que tem por mim, um cuidado, um amor que eu diria incondicional...Que homem é esse, que apesar de mãos grandes e pesadas, me segura com tão doce segurança. Que homem é esse, que às vezes passa horas ao meu lado, quando estou doente, e zela por minha recuperação. Já me disseram que sou prisioneiro dentro de uma bela gaiola. Que deveria estar livre, voando... Então por alguns minutos pensei... Qual é o meu destino? Devo seguir a minha espécie e voar? Será que estou indo contra a natureza? Então por alguns minutos meditei... Quantas vezes esse homem cansado, após um dia difícil de trabalho, cedeu a mim suas horas de descanso. E algumas vezes, ao cuidar de meus amigos esqueceu minha gaiola aberta... E eu tive a oportunidade de experimentar essa tal liberdade... Mas, ao voar, olhei para aquele homem e, o vi, ali... De pé, me olhando com os olhos tristes e lacrimejando. Que homem é esse que chora por mim, Que homem é esse que é capaz de amar, mesmo eu não sendo de sua espécie. Que homem é esse que se esquece de se alimentar, mas nunca se esquece de alimentar-me e nunca se esquece dos meus remédios. Que liberdade é essa? Mas me sinto prisioneiro deste homem. Mas me sinto contrariando meu destino. Recebo e sinto que ele me ama e jamais irá maltratar-me, sei que gosta de mim. Sim eu realmente tive a oportunidade de voar, mas... Esse homem me faz sentir livre... E por tal motivo eu voltei... E canto... Canto... Porque sou feliz... Porque sei que sou amado e não prisioneiro!







COMO INICIAR SUA CRIAÇÃO DE PERIQUITO INGLÊS


sabado, 30 de Janeiro de 2010 14:00

COMO INICIAR SUA CRIAÇÃO DE PERIQUITO INGLES

Muitas pessoas ao visitarem criadouro e exposições se entusiasmam com a beleza, o tamanho, a forma e o colorido dos Periquitos Ondulados Australianos (nome científico " Melopsittacus Undulatos"), aves essas originárias da Austrália, e cujo naturalista inglês Gould por volta de 1840, capturou alguns casais, na cor original - verde claro - e os levou para a Inglaterra, país onde se criam os melhores periquitos do mundo.

São aproximadamente 15.000 criadores criando seletivamente e expondo em mais de 100 exposições anuais. Depois do verde claro, diversos países do mundo já conseguiram mais de 30 mutações diferentes. Atualmente, entre os países que criam o Periquito Inglês, estão além do Brasil: Alemanha, Suiça, Suécia, Dinamarca, Itália, Portugal, França, Bélgica, Japão, Estados Unidos, Peru, Argentina e outros, sendo uma das aves mais conhecidas e comercializadas no mundo.

Iremos agora descrever como adquirir um bom plantel, falar sobre alimentação e assuntos correlatos. A escolha das matrizes para formação de um Plantel de boa linhagem, é fundamental para o criador que está iniciando. Sempre que possível, o criador iniciante deve adquirir aves novas e anilhadas, deve examiná-las cuidadosamente, e de preferência aconselhado por um criador consagrado. Para o iniciante, o que menos deve preocupá-lo quando da escolha de um periquito, é a cor e sim o tipo, a postura no poleiro, o tamanho da cabeça e a linhagem. O padrão adotado por todos os criadores no mundo é o do "Tipo Inglês".

A diferença entre o macho e a fêmea é de fácil identificação, na sua maioria machos apresentam carúnculas azul (nariz), e as fêmeas marrom. A melhor época para adquirir filhotes e reprodutores é em fins de fevereiro, pois no Brasil a época de criação inicia-se em meados de agosto e termina em fevereiro, ou nas exposições que são realizadas durante o ano em vários Estados do Brasil. Um outro detalhe bastante importante é a alimentação. Na mistura usamos 40% de alpiste, 40% de painço, e 20% de aveia.

Oferecemos também em dias alternados milho verde, cenoura e beterraba, sempre muito bem lavados e higienizados. Diariamente é oferecida às aves uma farinhada caseira contendo cereais, proteínas, além de Avitrin Cálcio, Avitrin Complexo Vitamínico, Avitrin E e Avitrin Ferro, para evitar anemias e fortalecer o sistema imunológico. Quanto às gaiolas individuais, existe uma variedade muito grande no mercado. A recomendada é cujo tamanho tenha 80 cm de comprimento, 45 cm de altura e 36 cm de profundidade, podendo ser utilizadas gaiolas menores dependendo da disponibilidade de espaço.

Se faz necessário, para criar periquitos de boa linhagem, que os casais sejam colocados individualmente, para podermos controlar a paternidade e confeccionar os pedgrees. Não aconselhamos o acasalamento de periquitos de boa linhagem em colônias, pois além de não conseguirmos identificar a paternidade, não poderemos confeccionar o pedgree e rapidamente a linhagem estará toda degenerada. Os ninhos devem ser de tamanho maior do que os encontrados nas casas de aves, pois são pequenos e desconfortáveis para os periquitos de linhagem inglesa. Os que são utilizados como padrão têm as seguintes medidas: 32 cm de comprimento, 18 cm de altura, 18,5 cm de profundidade.

E, finalmente, ao efetuarmos o acasalamento dos periquitos, aproximadamente 15 a 20 dias após, dar-se-á a postura do primeiro ovo, sendo que os mesmos são postos em dias alternados numa média de 6 ovos por postura, cujo período de incubação é de 18 dias. Após o nascimento dos filhotes, esperamos em média 10 dias para anilhá-los, e com 1 mês de vida, os mesmos deixam os ninhos e logo que notamos que já se alimentam sozinhos, os separamos dos pais (normalmente com 40 dias de vida). Futuro criador, como você pode ver, trata-se de um passatempo bastante agradável, onde podemos lidar com a natureza e com ela aprender cada vez mais, além de conhecermos novos amigos. Esperamos que você seja um deles















kiko

kiko

Keka

Keka
um dos meus pássaros

Periquito inglês

Periquito inglês
Amarelo lindo!

O mesmo

O mesmo

Periquito inglês

Periquito inglês

Seguidores de periquito inglês

Que coisa linda e rara

Que coisa linda e rara
Dificilmente conseguiremos contemplar uma celebridade dessa.rsrsrs

olha ele ai rsrsrsrs!!

olha ele ai rsrsrsrs!!

segunda-feira, 7 de junho de 2010

coisas lindas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha esposa.

Minha esposa.

Minha familia

Minha familia

Mais um casal chocando

Mais um casal chocando

Fêmea chocando

Fêmea chocando

Já temos 4 ovos

Já temos 4 ovos

Já estão os quatros na area rsrs!!

Já estão os quatros na area rsrs!!

Olha eles ai rsrs!

Olha eles ai rsrs!

São Paulo Praia Grande!

São Paulo Praia Grande!

Minha lindona

Minha lindona

Fêmea lutina com um macho arlequim resecivo!!

Fêmea lutina com um macho arlequim resecivo!!

filhotada d 2010

filhotada d 2010

filhote 2010

filhote 2010

Macho reprodutor!!!

Macho reprodutor!!!

minha criação!!

minha criação!!